

Autores
Adriana Paris
Ana T. Freitas
Ana Thomaz de Oliveira
Andra Gabriela Prodea
António Bondoso
Conceição Oliveira
Daniel de Culla
Delmar Maia Gonçalves
Filipa Vera Jardim
Filipe Papança
Julio Silva
Licínia Girão
Magg Junior Okapam
Martins JC-Mapera
Rosa Fonseca
Sílvio Silva
Sibila Aguiar
Vera Novo Fornelos
Zacarias Faztudo
AUTORES

Adriana Paris
Poeta, Professora, Advogada. Natural de São Paulo/Brasil.
Atua e circula entre o mundo do Direito, da História e da Poesia.
Escreve no Blog Pensamentos Refletidos https://adrianadrihparis.blogspot.com/
Tem Poemas e Contos publicados em diversas Antologias e Coletâneas em língua portuguesa e espanhol.
Publicações em livros impressos (Editora Todas as Musas, Desconcertos, UICLAP e Sarasvati), E-book (LP5), bem como em revistas digitais (Ruído Manifesto).

Ana T. Freitas
Portuguesa. Licenciada em Filologia Germânica. Professora. Tradutora. Publicou poesia: O Círculo; Cintilações; alfobres de rios (Prémio Literário Professor Adriano Moreira 2022); a coragem da cor (Prémio Literário Professor Adriano Moreira 2024); prosa: uma Possibilidade chamada menina. Mentora e dinamizadora de um poema na vila. Cronista do MaisRibatejo on line. Autora de Vamos ao poema na Rádio Voz do Sorraia. Em 2023, obteve o título de Escritor Alto Duriense Guerra Junqueiro. Sócia de: Espaço e Memória-Associação Cultural de Oeiras; Academia de Letras de Trás-os-Montes; APE - Associação Portuguesa de Escritores; Sócia honorária da Academia Contemporânea de Lrtras de S. Paulo, Brasil. anafreitas3@gmail.com

Ana Thomaz de Oliveira
Ana Thomaz de Oliveira nasce orgulhosamente nos anos 80 do século passado, em Lisboa, no dia 11.07.1983.Apesar de viver por lá nos primeiros anos, chega a viver em Portalegre, até que aos seus 5/6 anos a família se estabelece em Cascais.
É lá que cedo descobre o amor pela Música, pela Poesia e pela Arte em geral, pelas mãos de sua mãe.
Uma menina muito sensível, com a empatia à flor da pele, experimenta sempre uma certa inquietação interior: um cuidado consigo mesma, mas, sobretudo, com o outro. Passa a adolescência e início da idade adulta a escrever, sempre com receio de não lhe ser apreciado um único poema por alguém…
A forma como vê o mundo só toma, pela primeira vez, forma em 20018/2019, traduzida no livro ‘Lua Nova’, pela mão da Emporium Editora. Depois disso, participa em 2 coletâneas organizadas para a Infinita por João Dórdio.
De há uns anos a esta parte ainda não conseguiu voltar a publicar, mas o bichinho continua lá.
Venceu em 2023 o galardão internacional ‘ Grito de Mujer’ , na qualidade de jovem autora.

Andra Gabriela Prodea
Andra Gabriela Prodea atualmente estuda filosofía no Reino Unido e também se destacou ao obter três mestrados na Inglaterra.
Vale mencionar que ela se dedicou ao trabalho humanitário, colaborando com várias organizações da América Latina e, sem querer, ganhou vários prémios e distinções.
No âmbito literário, também se destacou ao obter reconhecimentos em vários países, como Itália, Argentina, Brasil e Espanha, entre outros.

António Bondoso
Jornalista (aposentado) – CP.150 Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada do Porto.
Pós-Graduado em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra.
Nasceu em Moimenta da Beira, em 1950, e da sua geografia sentimental e de trabalho fazem ainda parte S. Tomé e Príncipe, Angola, Porto e Macau.
A Rádio foi e é a sua paixão. Entre poesia e prosa publicou já mais de uma dúzia de títulos desde 1999, entre as quais ensaios e teses académicas.

Conceição Oliveira
Conceição Maia R. de Oliveira, natural de Aveiro, Portugal, licenciou-se em Línguas e Literaturas na U. de Aveiro. Fez a Alliance Française e o Curso de Professora (1º e 2º Ciclos).
Cursou Artes Plásticas. Exerceu docência. Aposentada do ensino secundário, escreve e dedica-se à tertúlia poética e artes plásticas. Publica a solo e em coletâneas (diversas áreas da escrita). Prefaciou, posfaciou, ilustrou.

Daniel de Culla
Daniel de Culla é escritor, poeta, pintor e fotógrafo.
É membro da Collegiate Association of Writers, do International Caucus of Earth Writers, do Poets of the World, do International Authors (IA), da Art of Surrealism, da Friends of the Blake Society entre outras.
E-mail: gallotricolor@yahoo.com

Delmar Maia Gonçalves
Delmar Maia Gonçalves nasceu em Quelimane na República de Moçambique em 1969.
Professor, Escritor, poeta, académico e político moçambicano que vive e trabalha em Portugal. Tem três filhos.
Em 2024 foi homenageado pela Feira Internacional do Livro de Quelimane.

Filipa Vera Jardim
Portuguesa, natural de Tete - Moçambique, e residente em Lisboa, Licenciada em Filosofia pela Universidade católica Portuguesa, começou a publicar no suplemento ” DN Jovem” do Diário de Notícias.
Publicou nos” Contos Capitais” que marcaram o início das Edições Parsifal (2013). Publicou” São Martinho do Porto - Momentos” com o fotógrafo Pedro Soares de Mello em 2015, igualmente pelas edições Parsifal. Publicou” Latitude” pela editora labirinto em 2024
Tem participado em inúmeros eventos de poesia, tertúlias, encontros, revistas, jornais, com trabalhos em poesia e em prosa, estando os seus trabalhos integrados em várias colectâneas em Portugal, Brasil e África. T
em publicado em português, francês, hebraico e árabe. Originais e traduções próprias. Tem publicado em Portugal com o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (C.E.M.D) , do qual é membro. É membro do PEN Clube Português e dos seus orgãos sociais (Presidente do Conselho Fiscal). Mantém o blogue “Chez George Sand” http://chezgeorgesand.blogspot.pt). Tem publicado na Revista Oresteia de Literatura Filosofia Ciências Sociais e Artes da qual é sub directora.

Filipe Papança
Livros publicados: Estratégias Empresariais em Tempo de Incerteza, publicada pela Universitária Editora (2001 – 1ª Edição). Tese de Mestrado A Matemática, a Estatística e o ensino nos estabelecimentos de formação de Oficiais do Exército Português no período (1837-1926) – Uma caracterização. Publicada pela Edium Editores (2011- 1ª Edição). Tese de Doutoramento Ressurreição, (livro de poesia e prosa) publicado pela Edium Editores (2012- 1ª Edição).

Julio Silva
Julio Silva, nasceu em Moçambique na Praia do Bilene em 1960.
É Cineasta, escritor de contos, Antropólogo Cultural e Etnomusicólogo e produtor musical

Licínia Girão
É jornalista e jurista preocupada com as questões da liberdade de expressão e de criação dos jornalistas. Casada, mãe de quatro filhos e avó de dois netos. Fã de Miguel Torga e Fernando Pessoa. Gosta de cozinhar, descobrir cidades, descansar na praia, passear no campo e calcorrear serras... de escrever e ler.

Magg Junior Okapam
Alfredo Magalhães Júnior, seja: Magg Junior!
É artista de pista, cantor, compositor, poeta, escritor, pensador, conselheiro matrimonial mundial da paz para a paz.
No lado da escrita, enquanto aluno de Língua História Pátria, nunca tirou uma negativa! Já adulto, foi considerado por uma professora de Português, como sendo o melhor escritor, de textos corridos a nível de África!
Por Delmar Maia Gonçalves, considerado o único escritor a nível de Moçambique,. que se dedica ao género Narrativa conto do fantástico! Alfredo, escreve todo género de escrita: para adultos, crianças, idosos, adolescentes! Ou mesmo, romances, poemas para canções: os géneros!
Ele escreveu o livro: Okapam o Enigmático, em 2011! Para além de inúmeras participações em antologias diversas.
Espero tenham gostado, eu ADOREI! OBRIGADO MESMO, até ao próximo evento. Respeitosamente.

Martins JC-Mapera
Reitor da Universidade Sociotécnica de Moçambique (UniSoM); Doutor em Estudos Culturais, pelas Universidades de Aveiro e do Minho.
Secretário-Geral da Associação Internacional de Pesquisadores das Culturas (InterCult).
Tem publicado, no âmbito da Crítica literária, Estudos culturais, Sociologia da cultura, Sociologia da Comunicação, Comunicação Intercultural e Filosofia da Linguagem. Títulos de algumas das suas publicações: “Press, Media (In)visibility and the Democratic Rhetoric” (2025); Realismo e Lirismo: Estudo Comparado da Literatura e Cultura (2022); Didáctica de leitura e escrita (2020) e Educação, cultura e linguagem em Moçambique (2020); Realismo e Lirismo em Terra Sonâmbula, de Mia Couto, e Chuva Braba, de Manuel Lopes (2015); “Nó Górdio e a relação entre Moçambique e Portugal” (2023) – em co-autoria com Armindo Armando e Augusto Alberto; “As crises do sentimento e a violência simbólica na contemporaneidade” (2022); “Semiótica da cegueira: alteritas na academia” (2020); “Decolonising images? The liberation script in Mozambican history textbooks” (2020), em co-autoria com Rosa Cabecinhas; “O triunfo das elites ou o êxito da retórica” (2019). Em 2025, publicou “Press, Media (In)visibility and the Democratic Rhetoric”, na revista Science Publishin Group

Rosa Fonseca
Nome literário de Rosa Nunes da Fonseca, nasceu em Aveiro, Portugal. Tem oito livros editados.
A sua obra, poética e ficcional, encontra-se em mais de cinco dezenas de antologias, tanto no seu país como no Brasil. Escreve em vários jornais e revistas.
Os seus livros encontram-se em vários países: bibliotecas em Cabo Verde e Biblioteca da Universidade Gregório Semedo e Ludoteca em Luanda.
Faz parte de júris de seleção de trabalhos literários.

Sílvio Silva
Sílvio Oliveira Manuel Silva, nasceu em Quelimane, na Província da Zambézia, no dia 21 de Novembro de 1978. Cresceu e reside em Quelimane e ali concluiu o ensino primário completo em 1992, o ensino secundário em 1997 e o ensino pré-universitário em 2000 na Escola Secundária 26 de Setembro.
Em 2003, ingressa para a extinta Universidade Pedagógica e fez o bacharelato em 2006. Em 2008 faz a licenciatura em ensino de História.
Mestrando em Ciências Políticas, Governação e Relações Internacionais em fase da defesa, pela Universidade Católica de Moçambique, em Quelimane e condecorado PhD em História pela Cypress International Institute University, Texas State-USA.
Docente de profissão, activista político e social.
Representa a MAGANO como Director Executivo, Membro da Plataforma G20 na Zambézia, Membro da Rede MULABA e do FONGZA. Membro fundador e coordenador da Aro-Juvenil, AEFUM e Parlamento Juvenil na Zambézia.Presidiu o Comité de Monitoria e Responsabilização Social em Quelimane (SAMCom) e trabalha na componente de engajamento cívico e participação política pelo NAFEZA, coordenando o Consórcio Mais Integridade na Zambézia. Membro da Rede Moçambicana dos Defensores dos Direitos Humanos.

Sibila Aguiar
Nasci em Moçambique, em Lourenço Marques, vim para Portugal estudar Psicologia, e por cá fiquei. Sempre gostei de escrever e de pintar. Colaborei no Diário de Lisboa Juvenil e tenho colaborado em exposições de pintura individuais e coletivas.

Vera Novo Fornelos
Vera Novo Fornelos nasceu a 2 de Maio de 1981 em Viana do Castelo.
Formada em Línguas, Literaturas e Culturas na FLUL. Também fez o MBA Essencials na LSE e o Business for All na HBS com bolsa do Santander.
Publicou o livro de poesia “Culto Oculto -a via poética do ser ascendente”. Também tem obra publicada em algumas revistas e antologias.

Zacarias Faztudo
Zacarias Faztudo um dos heterónimos de Delmar Maia Gonçalves, nascido em 1969, ano de profundas mudanças no mundo e que encarna um personagem bíblico cujo nome Zacarias significa "Memória do senhor" e foi um profeta judeu no exílio do Império Akhménida,a antiga Pérsia então governada por Dário I.




